Como usar o Business Intelligence para Melhorar seus Resultados no Marketing Digital

Como usar o Business Intelligence para Melhorar seus Resultados no Marketing Digital

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Um dos grandes diferenciais competitivos para empresas que querem superar momentos de crise em que estamos vivendo é o investimento em marketing, principalmente o marketing digital e em Business Intelligence.

Uma vantagem do marketing digital é a capacidade de se conseguir mensurar todas as suas ações. Essa capacidade de geração de métricas aliada a um investimento em BI vai fazer com que sua empresa tenha um grande diferencial competitivo. O grande desafio que empresas hoje tem não consiste somente no fato de se fazer investimentos em um momento em que o mercado está retraído e em crise, mas também em tornar os dados gerados por diversas ações de marketing e de seus principais processos de negócios em insights para serem utilizados como inteligência competitiva.

Para transformar dados em informações relevantes para o seu negócio, você precisa responder as seguintes questões:

1 – De onde devo coletar os dados para estruturar meu BI?

Para estruturar seu BI você pode coletar seus dados de diversas fontes como de ferramentas web analytics, ferramentas de automação de marketing, das campanhas de marketing digital, de um CRM e sistemas legados.

Quando você estrutura campanhas de marketing digital para promover serviços, produtos ou até mesmo para fortalecer a sua marca fica evidente determinados comportamentos de seu público alvo como os padrões de consumo, a localização deles, os horários em que eles consumiram, qual a taxa de conversão da sua empresa, quais itens foram comprados juntos etc.

Nas diversas estratégias de marketing digital que você pode implementar para alavancagem do seu negócio é fundamental a utilização de ferramentas gráficas onde você tenha a possibilidade de fazer algum tipo de análise e comparações.

Ferramentas como SEMRush e o SimilarWeb são excelentes plataformas para análises comparativas de mercado, informação de tendências, indicadores e padrões de alguns setores.

Uma outra recomendação que está ao seu alcance é o Google Data Studio. Se a sua empresa já tem uma presença digital e você já gera dados e informações de seu site através do Google Analytics então transformar esses dados em informação é uma tarefa bem simples através dessa ferramenta da Google.  Com ela você pode criar Dashboards como no exemplo abaixo.

2 – Como estruturar uma análise do BI?

Uma boa análise de BI passa por 4 etapas ou perguntas fundamentais: O que, Porque, Quando e Como.

Por meio do BI é possível identificar tendências de comportamento para os próximos meses ou até mesmo anos.  Com a evolução das mídias sociais também houve a produção de muita informação em muito pouco tempo. Para acompanhar esse crescimento do volume de dados e a variedade de fontes o BI também evoluiu e hoje as empresas precisam ajustar sua gestão e investimentos em Big Data e machine learning.

Os investimentos nessas tecnologias vão permitir que você identifique com antecedência possíveis gargalos no seu negócio que poderão ser ajustados e otimizados a tempo.

O marketing digital aliado a estratégias e técnicas de BI devem permitir a alta gestão de uma organização promover mudanças significativas em seus negócios como, a mudança de prioridade nos investimentos, promover mudanças de cultura e ajustes de processos de negócios ineficientes.

Todas essas ações vão permitir que você venda mais e com mais eficiência, independente do seu modelo de negócios, o objetivo final é vender mais.

3 – Quer entender melhor o potencial do Marketing Digital em conjunto com o BI?

Se você desconhece o mundo do marketing digital aconselho a estudar sobre o tema e entender o potencial que essas estratégias podem trazer para sua empresa.  Busque uma formação em marketing digital focada no mercado atual e com uma visão prática!

Você já navegou por algum site de compras por exemplo e pesquisou sobre determinado produto, mas por alguma razão resolveu não efetuar a compra. Algum tempo depois você navegando por um site de notícias percebe um anúncio mostrando exatamente o produto que você estava pesquisando alguns dias atrás. Você acha que isso é simplesmente uma coincidência? Definitivamente não.

No momento em que você fez a pesquisa sobre um produto específico você foi marcado com um cookie e o objetivo desse cookie é simplesmente te “incentivar” a realizar a compra que deixou de fazer. Essa estratégia de marketing digital se chama remarketing. Essa estratégia simples aumenta significativamente seu faturamento no final do mês.

Um segundo exemplo que podemos citar é o da gigante Netflix. Você já percebeu as “sugestões” que a plataforma te faz de acordo com suas escolhas? Existe um poderoso algoritmo que identifica tendências e padrões e com base nesses dados a plataforma é capaz de fazer sugestões para seus clientes, aumentando o engajamento de seus clientes e reduzindo o percentual de cancelamentos de assinaturas.

Esses foram só alguns exemplos do potencial para os seus negócios caso resolva investir em marketing digital e BI. Trabalhar com marketing digital e BI pode até ser complexo mas vai permitir que seu negócio cresça de maneira sustentável, e esse crescimento não acontece só com empresas grandes, pequenas empresas também podem fazer uso dos recursos descritos nesse artigo e ver um diferencial em seus negócios.

Um forte abraço!

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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