Como Criar um Negócio Digital Consistente

Como Criar um Negócio Digital Consistente

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O empreendedorismo digital é uma forma de empreender que vem ganhando muito destaque no Brasil nos últimos anos. O mercado americano é bilionário e movimenta muito a economia, no Brasil apesar do grande crescimento e destaque ainda estamos engatinhando quando comparamos o nosso mercado com o americano.

Por ser uma possibilidade de negócio onde a pessoa pode empreender por exemplo na sua própria cara, esse tipo de mercado tem atraído diversas pessoas e muitas delas acabam tentando ingressar no marketing digital de forma errada ou pelos motivos errados, nesse artigo vou abordar alguns tópicos que julgo essencial para você que quer entrar nesse mercado e criar um negócio realmente consistente.

Leia também o artigo: O que você precisa saber para começar no marketing digital?

Para que você crie um negócio digital realmente consistente você vai precisar:

1 – Conhecimento

Se você é novo no mundo do empreendedorismo digital já deve ter ouvido ou visto algo do tipo “Comece seu negócio online sem conhecimento de ferramenta ou de nada, basta ter um computador com internet” ou quem sabe “Sacada XYZ que vai te fazer fatura X dígitos em Y dias” ou quem sabe você já não tenha vista algo do tipo ao navegar pelo Facebook “Ultra Mega Técnica que vai fazer você gerar 6 dígitos em poucas semanas! Link nos comentários”.

Se você reconheceu alguma dessas frases por onde você navega, então você já sabe o que NÃO deve ser feito ou o que NÃO se deve acreditar para se criar um negócio legítimo, gerando lucro e sustentável.

As pessoas de uma forma geral têm visto no marketing de afiliados uma forma interessante de ganhar uma renda extra ou quem sabe até mesmo de ganhar o suficiente para largar aquele emprego chato e viver de forma independente, mas são muito poucos que fazem isso de forma profissional.

Para ingressar nesse mercado antes de mais nada você precisa de um conhecimento prévio de algumas coisas, não estou me referindo a conhecimento de ferramentas, mas o conhecimento de como funciona o mercado, estratégias usadas no marketing digital, recursos, etc. Isso vai facilitar o seu planejamento no momento em que estiver definindo seu modelo de negócios bem como estratégias para começar a vender.

Muitas pessoas caem no conto de trabalhar na praia e dinheiro caindo no “piloto automático” na conta por falta de conhecimento do mercado. Se você quer ser bem-sucedido e ter um negócio que te gere lucro e seja consistente você vai precisar trabalhar muito até que isso comece a acontecer.

Minha recomendação para quem quer entrar nesse mercado é que faça um bom curso para aprender marketing digital, um de preferência que venha acompanhado com uma mentoria ou que tenha o formato com encontros semanais. A ideia aqui é que você consiga aprender estudando as lições e já ir colocando a mão na massa com o acompanhamento do produtor do curso ou alguém de sua equipe.

Ter pleno conhecimento do nicho em que você quer atuar é fundamental para o seu sucesso também. Conheça seu público a fundo, negócios tem muito a ver com pessoas, se você entender de pessoas seu negócio tende a ter muito sucesso.

2 – Tenha um Mentor

Um elemento fundamental para o seu crescimento como empreendedor é ter um mentor. Um mentor vai trazer não só uma visão prática e objetiva para o seu negócio como também vai te ajudar a encurtar a sua caminhada até o sucesso.

O mentor é alguém que já passou pela situação em que você está passando agora e por experiência própria e por ter uma visão prática, ele terá plenas condições para te orientar e ajudar em diversas questões.

Um ponto importante sobre o mentor é que você deve saber escolher bem essa pessoa. Procure uma pessoa que você saiba que tem resultados e que tem a experiência necessária para te ajudar.

Participar de um programa de mentoria vai valer muito mais que fazer diversos cursos online por aí. Normalmente os programas de mentoria você terá o seu negócio analisado, questionado, ajustado e durante todo o processo você terá metas que deve ser atingido. Ao atingir essas metas sob a supervisão de alguém, você terá a oportunidade de colocar o seu negócio no ponto certo de forma muito mais rápida.

3 – Invista e Reinvista recursos no Negócio

Sabe aquela ideia que muitos “gurus” do marketing digital vendem de “comece seu negócio do zero sem conhecimento algum e só com um computador e internet”?  Pois é, um outro detalhe que te esqueceram de avisar é que NENHUM negócio é construído sem que haja algum tipo de investimento.

Você vai precisar investir em treinamentos, vai precisar investir em um mentor, vai precisar comprar ou assinar algumas ferramentas necessárias ao negócio online como e-mail marketing, domínio de sites, plugins entre outros.

Não existe a possibilidade de se criar um negócio seja ele digital ou não e não investir recursos no mesmo.

Tão importante quanto saber investir bem em seu negócio é reinvestir parte do lucro no próprio negócio. É muito comum, principalmente para empreendedores iniciantes, achar que pode gastar todo o faturamento da empresa sem se preocupar em reinvestir parte dos lucros.

Seu negócio só vai pegar “tração” e começar se tornar sustentável a partir do momento em que você como empresário não tenha mais que colocar dinheiro do próprio bolso, nesse momento sua empresa terá capital de giro e se sustentará.

4 – Forme boas parcerias

Um ponto muito importante para o crescimento do seu negócio é o fato de se criar boas parcerias. Quando você trabalha com outro empresário que possui um produto ou serviço complementar ao seu, as possibilidades são muito promissoras.

É importante avisar que dificilmente você que está começando agora vai conseguir chegar a algum profissional Top Player do mercado. A melhor maneira de você conseguir chamar a atenção de empreendedores estratégicos para o seu negócio é você ter um serviço ou produto que chame a atenção do mercado. As pessoas só vão te achar interessante se você tiver um diferencial que resulte em faturamento expressivo.

Uma outra maneira de chegar aos Top Players é fazendo parte de alguma mentoria com esses profissionais ou fazendo parte de algum mastermind. Lembre-se, todo o início é difícil, no mercado digital as coisas não são diferentes, você vai pedir ajudar para muitas pessoas alguém vai te dar atenção. Isso é negócio! Faz parte do jogo ninguém te dar atenção até você se mostrar pro mercado de forma diferenciada.

Mais uma vez, busque parceiros que tenham RESULTADOS e que de alguma forma o produto ou serviço dele possa ser complementar ao seu de forma que todas as partes possam sair ganhando. A melhor parceria é aquela “ganha-ganha” onde todos se beneficiem do mesmo.

CONCLUSÃO:

Criar um negócio digital consistente requer do empreendedor muito esforço, trabalho e dedicação. Ao contrário do que muitos pregam isso não é fácil e vai exigir muita resiliência por parte do empreendedor pois até o negócio ficar lucrativo e se estabilizar você vai passar por muitos problemas e dificuldades.

A boa notícia é que sim, é possível se criar negócios digitais consistentes, lucrativos e que vendam todos os dias, portanto não desista do seu sonho e não tenha medo de errar. Um mundo de oportunidades está disponível para você.

Um forte abraço! Não se esqueça de deixar seus comentários e dúvidas.

 

 

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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