As 8 Piores Dores da Liderança

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Independentemente do tamanho de uma empresa, sendo ela pequena, média ou grande um líder eficaz é responsável não só pelo bom andamento das principais atividades da empresa, mas também é o responsável por manter sua equipe motivada e produzindo. Que o papel de um líder é fundamental pra vida de uma empresa não se discute mas qual o preço que se paga por estar à frente de projetos importantes?

Muitas características e qualidades são esperadas de um líder, as organizações exercem grande cobrança por resultados e cumprimento de metas estabelecidas, mas é importante uma reflexão sobre o outro lado, sobre as principais dificuldades que um líder enfrenta e que não são poucas. Você é um líder ou exerce cargo de liderança? Então fique atendo a esses pontos que vamos discutir.

1 – Motivar Sua Equipe Sem Estar Motivado

Creio que uma grande dificuldade para todo líder é buscar estar sempre motivado. Sua equipe será um reflexo daquilo que você é como líder e se suas ações demonstram falta de motivação isso pode ser um problema para sua equipe.

Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.

O conceito de motivação está muito relacionado ao motivo pelo qual você tem para agir, e esse motivo está relacionado ao propósito que você está dando para sua vida. Se por alguma razão você não estiver mais vendo razão para fazer o que faz, então a falta de motivação tomará conta de você.

Para ser um líder motivador você precisa estar em equilíbrio entre aquilo que você faz e o propósito que te faz agir. Isso precisa estar claro na sua cabeça para que você tenha total condição de orientar e motivar sua equipe sempre.

2 – Definir uma Estratégia Sem Saber Onde Quer Chegar

É esperado de um líder que ele tenha plenas condições de orientar sua equipe para atingir metas e objetivos, mas se o próprio líder é confuso e não sabe ao certo o caminho que deve chegar não saberá guiar sua equipe.

Quando um líder não possui uma estratégia bem definida e não sabe onde quer chegar sua equipe perde a confiança nele, ele perde o controle de sua equipe e fazer qualquer tipo de gestão se torna algo extremamente complicado e turbulento.

Seja um líder que sabe onde quer chegar, que tenha objetivos e metas claras, isso vai fazer com que sua equipe te siga naturalmente.

3 – Responder pelo Prazo e Qualidade do Trabalho de Outras Pessoas

 

O mundo corporativo certamente exige demais pelo responsável de um projeto, seja ele um gerente, um supervisor ou diretor. Independente do cargo que você estiver ocupando, será cobrado pelo trabalho de outras pessoas.

É fundamental que o líder conheça profundamente sua equipe, conhecer as qualidades e defeitos de cada membro vai ser importante para que você consiga extrair o que há de melhor de cada pessoa, colocando as pessoas certas nas posições certas. O líder que não se aproxima de sua equipe não vai conseguir responder de forma adequada ao trabalho de seus liderados.

Procure evitar erros do tipo se manter inacessível a equipe, promova um ambiente onde seus liderados se sintam à vontade em te procurar caso tenham qualquer tipo de problema.

4 – Mediar Conflitos de Maneira Imparcial

Por mais entrosada que sua equipe seja, os conflitos são praticamente inevitáveis em algum momento do projeto. Saber mediar conflitos de forma imparcial é fundamental para que situações difíceis sejam superadas.

Tenha muito cuidado para não ter alguém “preferido” na sua equipe. Todos os seus liderados devem ser tratados com respeito e de forma igual. Ter alguém especial ou protegido dentro de sua equipe pode ser um fator constante de problemas e questionamentos.

5 – Lidar com Comportamentos Irresponsáveis e Improdutivos

O mundo não é perfeito, você ocasionalmente pode ter em sua equipe alguém que venha a comprometer a reputação de toda sua equipe ou até mesmo a sua reputação diante de um cliente, em ocasiões como essa é fundamental saber mudar o elemento da equipe em questão. Nem sempre tentar identificar a razão da improdutividade de um recurso é algo fácil, muitas das vezes a improdutividade de alguém está relacionada a insatisfação com seu cargo, suas funções ou outra razão.

Compete a você saber gerenciar pessoas, essa talvez seja a tarefa mais difícil para um líder, mas também será a que vai te dar mais retorno.

6 – Ter uma Comunicação Cautelosa e Precisa

A comunicação escrita ou falada é uma ferramenta poderosa para transmitir suas ideias e direcionar sua equipe para o caminho desejado.

Quando a comunicação não é clara e objetiva por mais competente e qualificado que seja um profissional se não souber se comunicar de nada adianta.

A inabilidade de comunicação no ambiente de trabalho fará com que este profissional não seja reconhecido e, mais que isso, não conseguirá desempenhar corretamente suas atividades, tornando-se improdutivo.

No caso do líder, a comunicação no ambiente de trabalho se torna ainda mais importante. É impossível liderar sem se comunicar no ambiente corporativo da forma correta.

7  – Decidir sobre a Vida de Outras Pessoas

Um dos aspectos da liderança que mais pode te incomodar é fato de muitas das vezes ter que decidir pela vida de outras pessoas. Muitas das vezes isso implica em demitir alguém da sua equipe, promover ou não promover alguém entre outras decisões que vão afetar a vida de alguém de alguma forma.

Um verdadeiro líder precisa ser sábio antes de tudo pois há consequências para decisões erradas. Seja você um gerente, diretor ou até mesmo um empreendedor você terá pessoas pelas quais deve se responsabilizar, pessoas que vão depender de você de alguma forma. Saber ficar em paz com qualquer decisão tomada em relação a vida de alguma pessoa da sua equipe está muito relacionada a forma como você lidera, ao perfil dos seus liderados e ao conhecimento que você tem de cada pessoa de sua equipe.

8 – Manter-se Empregável e Cuidar da Carreira

Além de todas as responsabilidades que um líder normalmente tem é fundamental que o mesmo se mantenha atualizado. Que o mundo corporativo é competitivo isso não se discute, a grande questão é o fato do líder ter ferramentas para se manter competitivo e atualizado.

Busque se qualificar sempre com cursos de gestão e liderança. Entenda como é a gestão de grandes empresas e modele aquilo que for interessante na sua equipe.

Ser um líder em um mundo onde existem muitos “chefes” não é uma missão muito simples, há o preço a se pagar pela liderança e esse preço nem sempre é baixo. Penso sinceramente que verdadeiros líderes já nascem assim, é como se fosse um dom.  Desenvolva seu dom, seja uma inspiração para as pessoas e você verá os benefícios da sua liderança.

Um forte abraço!

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Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

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