5 Dicas para Ter um Negócio de Sucesso

5 Dicas para Ter um Negócio de Sucesso

5 (100%) 1 vote

O caminho do empreendedorismo não é fácil. São as inúmeras dificuldades que um empreendedor passa até chegar no caminho do sucesso. Quando você está montando um negócio os desafios parecem que são infinitos. Durante esse processo você vai perder amigos, muitas das vezes vai ser criticado por pessoas próximas a você (família), será incompreendido, passará por dificuldades financeiras entre outras.

Muitos candidatos a empresários ficam pelo caminho porque não suportam as dificuldades que passam ao longo desse processo. Realmente é uma barreira que poucos estão preparados mentalmente para passar e aqueles que suportam todo o processo e conseguem abrir seu negócio, tem dificuldades para chegar no ponto de equilíbrio e sofrem com uma realidade bem mais difícil do que se imaginava.

Apesar das inúmeras dificuldades para se empreender no Brasil existem casos de sucesso e existe sim alguns caminhos que você pode adotar em sua estratégia para conseguir ser bem-sucedido em seus negócios. Para que você tenha sucesso fique atento a essas 5 dicas:

1 – Tenha um Mentor

Boa parte dos empresários de sucesso em algum momento de sua vida tiveram um mentor. O papel do mentor é fundamental para o seu negócio e para você pelo simples fato do mentor já ter passado pelas experiências e desafios que você está passando agora.

Para que sua relação com o mentor seja a melhor possível é essencial que você escolha alguém que você respeite e que principalmente tenha resultados. O mentor não vai te dizer como você deve conduzir seu negócio, mas ele pode passar a sua experiência para te ajudar a tomar as melhores decisões para seu negócio. Tenha um mentor, seja ele um profissional mais experiente que você, bons livros ou até mesmo as experiências da vida. Um bom empreendedor além de tudo tem a capacidade de aprender e se desenvolver com seus erros.

2 – Tenha Aliados (parceiros de negócio)

“Se você quer ir rápido vá sozinho, se quer ir longe vá acompanhado” Provérbio Africano.

Um outro aspecto fundamental para quem está estruturando um negócio é buscar parceiros de negócios. Perceba que sua caminhada como empreendedor não precisa necessariamente ser solitária, você precisa e deve buscar parceiros estratégicos para alavancar seus negócios.

Imagine que você esteja abrindo uma pousada em uma cidade praiana. Apesar de sua pousada ter ótimos serviços e ficar bem perto de uma praia deserta existe um problema de condução para as pessoas chegarem até sua pousada. Pensando estrategicamente você pode criar uma parceria com uma empresa de taxi, oferendo um serviço diferenciado de translado do aeroporto até sua pousada ou ainda criar passeios turísticos por um preço especial. Seu negócio vai ganhar com isso e a empresa de taxi também vai ganhar. Esse é o espírito de parcerias “ganha-ganha” onde negócios que não tem concorrência um com o outro se unem para se beneficiar.

3 – Acredite no seu Propósito

Podemos entender propósito como aquilo que se busca alcançar, finalidade ou intuito. Pensando nesse conceito compete a você empreendedor ter uma visão clara do seu negócio, entender e acreditar no propósito que te moveu a criar uma empresa.

Sem um propósito forte e bem claro que justifique a criação do seu negócio, em momentos de dúvidas pode significar um grande risco para a sobrevivência do mesmo.

4 – Ouça sua intuição

Quando você se propõe a criar algo grandioso em muitos momentos diversas pessoas, muitas das vezes preocupadas com você, vão te dar “conselhos” que mais vai te atrapalhar do que ajudar. Nesse momento é importante que o empreendedor siga a sua intuição, aquilo que está em seu coração fazer, independente de opiniões.  Não estou dizendo para você ignorar toda e qualquer opinião, mas considere e ouça conselhos de pessoas que tem resultados melhores que os seus. O mundo está cheio de “especialistas” que nunca empreenderam, mas que estão cheios de “certezas” sobre esse mundo, tenha cuidado com eles.

5 – Seja Imparável

Em diversos momentos vai passar pela sua cabeça a ideia de desistir. Você vai sentir dor, vai perder noites de sono tentando achar um caminho para o seu negócio, se sentirá esgotado muitas das vezes. Nessas horas é fundamental você lembrar o que te levou a empreender, quais sonhos e desejos você tem dentro do seu coração que te levaram a abrir um negócio. Se pararmos e refletirmos um pouco é muito mais cômodo trabalhar para alguém e ter o seu salário na conta todo final de mês.

Nem todo mundo nasceu para se empreender e está tudo certo com isso, mas se você se lançou nessa jornada mesmo ciente de tudo que iria passar é porque existe uma razão maior do que simplesmente “demitir o seu chefe”. Pense nessas razões quando você se sentir fraco, desanimado e oscilante.  O empreendedor de sucesso tem sua mente “blindada”, apesar das dificuldades ele é imparável.

Os desafios do empreendedorismo não podem tirar o seu foco do que você precisa fazer. Criar uma empresa de sucesso é uma tarefa árdua, mas possível.

Um forte abraço!

Comentarios
Elmar Oliveira
Elmar Oliveira
Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *